Menu principal: Construção – Eixos de coordenadas –
Grade de construção .
Faixa de opções: Construção – Arquitetura –
Grade de construção .
Barra de ferramentas:
Grade de construção ( “Eixos de coordenadas” ) .
Linha de comando: SPGRID .
A caixa de diálogo “Eixos da matriz” possui duas guias – Digital e Letra – para ajustar adequadamente os eixos da matriz alfanumérica.

Na tabela, selecione a primeira linha, o passo entre os eixos adjacentes (em unidades do nanoCAD ) e o número total de eixos. Você pode criar várias sequências com diferentes passos entre os eixos e um número diferente de eixos em cada sequência. Para isso, selecione o valor do passo desejado na linha inferior da coluna ” Passo” . A nova linha será adicionada automaticamente.

Coluna Total abaixo da tabela, a distância entre os eixos extremos da matriz.
O botão
permite que você copie as configurações de outros eixos de matriz inseridos no desenho.
O botão
inverte os códigos numéricos e de letras disponíveis quando a numeração automática está desabilitada, ou seja, modos: Desabilitado, De acordo com GOST, Decremental.
Os eixos do grupo de ferramentas de marcação incluem os seguintes elementos:
lista de marcadores para selecionar a posição dos marcadores nos eixos da matriz ou para desabilitar sua exibição.
Marcadores de opções disponíveis eixos verticais Esquerda \ Direita \ Dois Lados \ Ocultar
Marcadores de opções disponíveis eixos verticais Cima\Baixo\Dois Lados\Ocultar
No campo de entrada, inicie com o valor especificado dos primeiros eixos. Por padrão, a numeração dos eixos digitais começa em “1” para a letra “A”.
Alternar Adicione o índice ‘c’ à notação dos eixos.
alterne Autonumerado para controlar o posicionamento automático dos números dos eixos.
Opções disponíveis Numeração automática Incremental\Decremental\GOST \desativado .
O grupo de ferramentas axiais compreende três interruptores dimensionais para controlar os tamanhos de exibição entre os eixos da matriz:
- cadeia dimensional
- dimensões da cadeia de grupo
- dimensão geral
Na janela de gráficos, especifique a posição do ponto base na matriz, que corresponderá ao ponto de inserção. Mova o cursor para o local desejado e clique com o botão esquerdo do mouse. O ponto base é indicado pelos quadrados vermelhos.

Por padrão, ao inserir a matriz, você deseja especificar o ponto de inserção no desenho. Para desativar este modo, desmarque a opção ” Especificar um ponto” . Nos campos abaixo, especifique as coordenadas X e Y do ponto de inserção ou selecione um ponto no desenho clicando em
.
A opção “Alternar ângulo” serve para ativar a seleção visual dos eixos da matriz de ângulos. Se necessário, insira o valor exato do ângulo de rotação no campo de entrada e insira o ângulo no desenho clicando em
.
Ative a opção Dividir uma matriz se desejar inserir uma matriz dividida em eixos e dimensões axiais separados.
Quando a chave estiver nas dimensões da cadeia de grupo , o tamanho dos eixos será o seguinte:

Você pode editar eixos individuais da matriz no desenho após a inserção. A edição dos eixos pode ser feita clicando duas vezes nos eixos do marcador (você deve habilitar o modo de edição clicando duas vezes nas configurações do nanoCAD Construction 25 ). Para editar os eixos, você pode ampliar a exibição para aproximá-la do marcador. Se a escala de exibição dos eixos da matriz for pequena, ao clicar duas vezes, a caixa de diálogo de configuração da matriz será aberta. A caixa de diálogo de edição dos eixos da matriz tem o formato:

Você pode alterar o nome do marcador (se o modo de matriz configurado estiver no modo de numeração automática desabilitada). Controla a exibição dos eixos por meio do botão Ocultar eixos .
Você pode editar a distância entre os eixos clicando duas vezes nas dimensões do desenho e inserindo seu valor.
O desenho pode ser editado usando uma série de eixos de controle.
A posição dos eixos também pode ser alterada através do comando STRETCH .

