C:\Arquivos de programas\ Nanosoft \ nanoCAD Construction 25 \mg11\ McConfiguration.exe
O utilitário foi projetado para gerenciar um banco de dados de objetos paramétricos do nanoCAD Construction 25 .
A escolha de um banco de dados específico depende do tamanho da organização e do número de licenças usadas nela.
Se o aplicativo for usado em uma grande organização que utiliza muitas licenças do nanoCAD Construction , é recomendável armazenar o banco de dados em um servidor (MSSQL). Qualquer alteração no banco de dados estará imediatamente disponível para todos os usuários.
Se você tiver várias licenças em sua organização ou não puder manter o servidor, é aconselhável usar bancos de dados locais sem precisar de um servidor. O utilitário de configuração permite conectar os arquivos *.mcs para win32 e *.mdf para win64 (no Windows Vista e superior). A atualização do banco de dados em diferentes máquinas precisará ser feita manualmente.

Criando e restaurando o banco de dados
Restaurar
Cria o banco de dados MS SQL Server a partir de um backup criado anteriormente. O arquivo “std.mdf” da distribuição como um arquivo compactado não cabe.
Para a criação inicial de um banco de dados , é possível usar um arquivo de backup de um banco de dados publicado em spds.ru.
Quando você seleciona um comando, aparece uma caixa de diálogo “Selecionar fonte de dados” .

Nesta caixa de diálogo, especifique o nome da máquina e o nome da instância do SQL Server nesta máquina, que deverá restaurar o banco de dados. Os valores desejados podem ser inseridos manualmente ou selecionados em uma lista de SQL Servers presentes na sub-rede local.
| Importante! | Para restaurar um banco de dados, você tem acesso a ele e tem direitos suficientes estabelecidos pela administração do SQL Server |
No “Banco de Dados” deve-se especificar um novo nome para o banco de dados padrão nanoCAD Construction 25 , e depois clicar em “OK” .
No campo “Caminho para o arquivo de backup (relativo ao servidor):”, insira o caminho relativo para o banco de dados. Deve ser um caminho local (UNC não é suportado).
Observe que, ao restaurar um banco de dados no servidor (uma máquina diferente daquela que executa o utilitário de configuração), o arquivo de backup do banco de dados também deve residir no servidor. Isso é necessário para garantir que a conta do SQL Server tenha permissão para recuperar o banco de dados a partir do arquivo especificado.
Ao clicar em “OK” para iniciar o processo de recuperação (restauração) do banco de dados.
No menu do banco de dados atual, use os seguintes comandos:
| Importante! | Você não deve usar ferramentas administrativas do SQL Server (Enterprise Management ou SQL Management Studio) para restaurar o banco de dados de um arquivo criado pelo arquivamento do utilitário de configuração |
Base de dados atual
O caminho para o banco de dados atual.

Ao clicar no botão, abre-se uma caixa de diálogo “Selecionar fonte de dados” para especificar o servidor e o banco de dados.

Na caixa de diálogo, você pode selecionar o tipo de fonte de dados:
- MSSQL – Os campos do servidor e do banco de dados são preenchidos.
- Base local – O arquivo no disco é selecionado. O formato dos arquivos do banco de dados local pode ser mcs (Access) e mdf (LocalDB).
Este campo contém o caminho para o banco de dados atual no formato de:
SQL:<Nome do Servidor \ Nome da Instância>:<nome do banco de dados>
O campo para o banco de dados local contém o caminho absoluto para o arquivo de banco de dados.
| Importante! | Após especificar o banco de dados, os botões de controle da base estarão disponíveis, dependendo do tipo de banco de dados e dos direitos de acesso. |
Backup
Cria um arquivo — uma cópia do banco de dados SQL Server atual para recuperação posterior. Ao pressionar o botão, uma caixa de diálogo é exibida para especificar um caminho relativo para o banco de dados de arquivamento de arquivos.

Clicar em “OK” criará um arquivo compactado.
Reparar
Corrige banco de dados corrompido.
Usuários
Permite que você edite os direitos do usuário (para executar, você precisa ter os direitos apropriados).

Os seguintes modelos estão corretos:
Usuário – vê apenas o sistema e seus objetos. Edita apenas seus objetos.
Editor – visualiza apenas o sistema e seus objetos. Edita apenas seus objetos. Tem o direito de publicar seus objetos.
Administrador – visualiza todos os objetos no banco de dados. Tem direitos para editar todos os objetos e publicá-los.
O filtro seleciona da lista de usuários as letras digitadas contidas no nome do usuário. A lista pode ser ordenada por atributos. Para isso, clique nos títulos das colunas.
Visualizar
Inicia a janela base do navegador , onde você pode modificar a estrutura do banco de dados:
- Excluir e mover pastas e objetos;
- Importar e exportar objetos (é possível importar vários arquivos de uma só vez);
- Objetos de publicação e edição;
- Crie atalhos;
- Renomear, editar notas, definir imagens de pré-visualização.
Sincronizar
Abra a caixa de diálogo “Gerenciamento de banco de dados” .

Este utilitário foi desenvolvido para fornecer uma atualização dos bancos de dados de destino a partir da fonte. Por meio dele, é possível, por exemplo, atualizar seções do banco de dados local ou usuários individuais em relação a um único banco de dados central da empresa (localizado, por exemplo, em um servidor).
Para sincronizar o banco de dados escolha:
Banco de dados de destino – este banco de dados deve ser atualizado;
Banco de dados de origem – esta fonte de atualização.
Ao clicar no botão, abre-se uma caixa de diálogo “Selecionar fonte de dados” para especificar o servidor e o banco de dados.

Na caixa de diálogo, você pode selecionar o tipo de fonte de dados:
- MSSQL – Os campos do servidor e do banco de dados são preenchidos.
- Base local – O arquivo no disco é selecionado. O formato dos arquivos do banco de dados local pode ser mcs (Access) e mdf (LocalDB).
Este campo contém o caminho para o banco de dados atual no formato de:
SQL:<Nome do Servidor \ Nome da Instância>:<nome do banco de dados>
O campo para o banco de dados local contém o caminho absoluto para o arquivo de banco de dados.
Sincronização de banco de dados:
- Sincronizar somente objetos existentes – no banco de dados de destino serão atualizados somente os objetos que estão presentes no banco de dados de destino.
- Sincronizar tudo – no banco de dados de destino serão atualizados todos os objetos presentes no banco de dados original (se o objeto de destino não estiver presente, ele será criado), os caminhos dos objetos serão definidos como no banco de dados original.
- Sincronizar e preservar o caminho dos objetos existentes – no banco de dados de destino serão atualizados todos os objetos presentes no banco de dados original (se o objeto de destino não estiver presente, ele será criado), o caminho para os objetos que existem no banco de dados de destino será armazenado para os que não existirem mais – serão criados.
Sincronizar por lista de diferenças – sincroniza os objetos de banco de dados selecionados na lista de diferenças.
Reescrever tudo – substitui todos os objetos do banco de dados de origem para o banco de dados de destino.
Pular modelos 3D – não modifique o modelo 3D encontrado no banco de dados.
Sincronizar GESN e ENIR – para o produto “Canteiro de Obras”: sincroniza as tabelas do GESN e ENIR.
O botão “Sincronizar” sincroniza com os parâmetros configurados anteriormente. Ao sincronizar, importa do banco de dados de destino para o banco de dados de origem com base nos parâmetros de sincronização especificados. Ao importar, apenas os objetos cuja data de modificação no banco de dados de origem seja posterior à data de modificação no banco de dados de destino serão atualizados.
Procedimento para atualização do nanoCAD Construction .
No servidor SQL, há um banco de dados de detalhes da empresa contendo elementos definidos pelo usuário. A empresa recebeu uma atualização do nanoCAD Construction , incluindo um backup atualizado do banco de dados.
Para atualizar o banco de dados corretamente, você deve:
1. Execute o Utilitário de Configuração.
2. Restaure o banco de dados de atualização do nanoCAD Construction a partir de um backup.
3. Pressione o botão “Sincronizar” e uma caixa de diálogo será aberta. Analise a lista de diferenças entre os objetos no banco de dados atual e na atualização. Para isso, na caixa de diálogo “Sincronizar” , clique no botão “Lista de diferenças” . Exporte todos os recursos necessários (referentes aos objetos padrão do nanoCAD Construction , cuja alteração não é necessária) e, após a sincronização, importe-os para um banco de dados já atualizado.
4. Na caixa de diálogo “Sincronizar”, selecione o tipo de sincronização “Sincronizar tudo” e pressione o botão “Sincronizar” :
4.1. Os objetos de usuário criados no banco de dados serão salvos quando forem sincronizados.
4.2. Os objetos padrão modificados do nanoCAD Construction serão mesclados. Durante a sincronização, cada item diferente será analisado: se uma nova visualização for adicionada, ela será salva; se o script for alterado, por exemplo, as datas das alterações no banco de dados atual e na atualização serão comparadas, e um script mais recente permanecerá. Assim, esses detalhes são mesclados e, se estiverem presentes e forem diferentes em ambas as bases, os novos serão obtidos.

