Menu principal: Mecânica – Utilitários >
Criar hachura .
Barra de ferramentas: Utilitários >
Criar hachura .
Linha de comando: MCHPATTERN .
No nanoCAD Mechanica 25, é possível criar hachuras de acordo com um padrão específico — um esboço — usando a ferramenta “Criar hachura” . O padrão de hachura criado com ela é escrito como um arquivo *.pat independente e pode ser usado em outros projetos ou por outros usuários.
Procedimento
1. Crie uma borda para o esboço da hachura. Construa um retângulo de 300×300 mm e posicione seu canto inferior esquerdo na origem do sistema de coordenadas 0,0,0. A área do esboço deve estar na origem do sistema de coordenadas. As dimensões totais da área do esboço não devem ser maiores que 300×300 mm.

2. Esboce um elemento da futura hachura. O esboço deve ser feito dentro do retângulo criado. O esboço deve ser feito apenas com linhas. Não é permitido esboçar com arcos ou círculos. Recomenda-se aproximar objetos curvos em polilinhas sem segmentos de arco. As polilinhas do esboço devem ser explodidas em segmentos de linha.

3. Atribua uma cor diferente a cada seção do esboço. O esboço deve ser feito com segmentos de cores diferentes. A ferramenta de hachura reconhece a periodicidade no esboço pela cor das linhas.

4. Crie uma série de esboços dentro de um retângulo. O esboço deve seguir uma periodicidade explícita. O esboço deve incluir pelo menos três fragmentos repetidos da hachura futura.

5. Chame o comando “Criar hachura” .
6. Crie uma série de esboços dentro de um retângulo. O esboço deve seguir uma periodicidade explícita. O esboço deve incluir pelo menos três fragmentos repetidos da hachura futura.

7. Pressione a tecla “Enter”. O processo de reconhecimento e análise do objeto será iniciado. Durante o reconhecimento, as lacunas nas linhas do esboço são determinadas automaticamente. Se, no padrão selecionado, a quebra de linha estiver fora do limite de seleção, a linha será definida na hachura como contínua. Se o esboço não atender às condições, uma caixa de mensagem será exibida; caso contrário, a caixa de diálogo para salvar o arquivo será exibida.
8. Corrija os erros indicados na mensagem. Repita os passos 5 a 7.
9. Na caixa de diálogo para salvar o arquivo, especifique o caminho para o arquivo de hachura.
Importante! | Não é possível usar os nomes “Acad.pat” e “Acadiso.pat” como nome do arquivo de amostra. Recomenda-se salvá-lo em C:\ProgramData\ Nanosoft \ nanoCAD Mechanica 25 \SHX. |
10. A hachura personalizada será criada. A hachura criada com a ferramenta “Criar hachura” aceita integralmente todas as propriedades da hachura do nanoCAD : associatividade, capacidade de alterar a escala, ângulo de inclinação e sobreposição com tolerância fechada.
Importante! | Um arquivo de desenho *.dwg que utilizou uma hachura exclusiva deve ser transferido para outro usuário junto com o arquivo *.pat do padrão de hachura. Para uma tradução bem-sucedida, use o comando “Gerar Conjunto” (eTransmit). |