Dimensionamento

As dimensões exibem os atributos geométricos dos objetos no desenho, bem como as distâncias e ângulos entre eles. As dimensões são parte integrante de qualquer desenho.

Em geral, as dimensões podem consistir nos seguintes itens:

é         A linha dimensão indica a direção e a extensão de uma dimensão. Para dimensões angulares, a linha de dimensão é um arco.

é         A linha de extensão é desenhado a partir do objeto medido para a linha de dimensão.

é         Setas são exibidos nas extremidades da linha de dimensão. Você pode usar diferentes tipos de setas, incluindo marcas de marcação e pontos.

é         O texto da dimensão exibe o valor numérico do objeto medido. O texto também pode incluir prefixos e sufixos, por exemplo, símbolos do raio, diâmetro, grau, etc., bem como tolerâncias.

é         O líder é a linha que une o texto da dimensão e a linha da dimensão a que pertence. Os líderes podem ser criados automaticamente (quando as opções correspondentes são definidas), quando o tamanho do texto não se encaixa entre as linhas de extensão ou quando você arrasta manualmente o texto de dimensão (com alças) para outro lugar.

Os quatro tipos básicos de dimensionamento são:

é         Dimensões lineares exibir a distância entre os pontos especificados. Este tipo inclui as seguintes dimensões:

é         horizontal

é         vertical

é         alinhado

é         ordenar

é         dimensão do grupo

é         dimensão base e

é         cadeia de dimensões.

é         Dimensões radiais indicar os raios e diâmetros de arcos e círculos. Estes incluem:

é         diâmetro

é         raio

é         raio grande.

é         Dimensões angulares são usados para indicar os ângulos entre dois segmentos ou três pontos.

é         Dimensões do arco exibir o comprimento de um arco ou um segmento de arco de uma polilinha.

As dimensões podem ser associativo não associativo ou explodiu. As dimensões associativas ajustam-se às mudanças nos objetos geométricos que medem.

é         Dimensões associativas. Ajuste automaticamente suas localizações, orientações e valores de medição quando os objetos geométricos associados a eles forem modificados.

é         Dimensões não associativas. Selecionados e modificados com a geometria que medem. As dimensões não associativas não mudam quando os objetos geométricos que medem são modificados.

é         Dimensões explodidas. Contém uma coleção de objetos separados: linhas, setas, arcos e texto, em vez de um único objeto de dimensão. As dimensões explodidas não mudam quando os objetos geométricos que medem são modificados.

Para gerenciar a associatividade das dimensões, use o Definir associatividade durante a inserção de objetos opção do Configurações nanoCAD Int caixa de diálogo no Principais opções guia do Editar seção (o Ferramentas menu – Configurações Avançadas)). A opção tem dois valores: Sim – para dimensões associativas e Não para dimensões não associativas. Para obter as dimensões explodidas, você deve usar o Explodir comando do Modificar menu.

nota! No nanoCAD, a variável do sistema DIMASSOC não afeta a associatividade das dimensões.

Nota: Não é recomendado desativar o modo de dimensionamento associativo que é usado por padrão ou explodir as dimensões associativas sem um motivo forte.

No nanoCAD, os comandos de dimensionamento estão disponíveis no Anotar guia da fita, o Dimensões menu principal e o Utilitários barra de ferramentas:

CAD desenho Dimensionamento 0

Se necessário, você pode usar o Dimensões barra de ferramentas:

software CAD Dimensionamento 1

Algumas características do dimensionamento de nanoCADilits

Defina a Escala para Dimensões

Você pode especificar o tamanho das dimensões em seu desenho. Defina o valor da escala usando o Escala ícone na linha de status. Escala da dimensão afeta o tamanho da geometria da dimensão em relação aos objetos no desenho. No dimensionamento, todos os elementos de tamanho (altura do texto de dimensão, tamanho das setas, etc.) são dimensionados automaticamente correspondente à corrente dimensão escala.

Escala da dimensão é útil para dimensionar fragmentos desenhados no espaço do modelo na escala 1:1. Sua escala mudará de acordo com o arranjo na planilha.

Por exemplo, duas visualizações são desenhadas no espaço do modelo na escala 1:1. A primeira visualização será colocada no layout em 1:1, a segunda visualização (com base em seu tamanho real) em 1:10. Para dimensionamento no espaço do modelo, você deve especificar a escala de dimensão como 1:1 para a primeira exibição e 1:10 para a segunda exibição. Todos os elementos de dimensionamento da primeira vista terão valores determinados pelo estilo de dimensão (por exemplo, a altura do texto da dimensão – 2,5 mm, o comprimento das setas – 2,5 mm, etc.). O valor das dimensões da segunda visualização será automaticamente aumentado em 10 vezes (a altura do texto da dimensão no espaço do modelo será de 25 mm, o comprimento da seta – 25 mm), de modo que as dimensões sejam exibidas corretamente (a altura do texto da dimensão – 2,5 mm, o comprimento das setas – 2,5 mm, etc.) quando essa exibição é inserida no layout.

Quando você muda o dimensão escala, escala as dimensões não são recalculadas automaticamente.

Para alterar qualquer tamanho de escala de dimensão, é necessário selecioná-lo e selecionar a escala necessária no Escala de medição menu.

Para definir dimensões desenhadas para a escala de dimensão atual, é necessário selecionar o Definir para seleção comando em Escala de medição menu e selecione as dimensões necessárias no desenho.

Para mais informações sobre a utilização da escala, consulte a secção «Escala de símbolos e escala de medição».