A principal vantagem do CAD é organizar um documento por camadas. Camadas são usadas para separar, classificar e editar objetos de desenho.
Para explicar a função das camadas, usaremos um exemplo com papel de rastreamento. As camadas no desenho são como papéis de rastreamento transparentes. Um papel de rastreamento (ou camada) contém a planta baixa, o segundo sistema de abastecimento de água –, o terceiro aquecimento –, a quarta fonte de alimentação elétrica – etc. Ao combinar diferentes camadas (papéis de rastreamento), você pode criar os conjuntos necessários de documentação de design.
Colocar diferentes grupos de objetos em camadas separadas ajuda a ordenar e simplificar muitas das operações de gerenciamento de desenho. Para uma melhor organização e operação dos dados, os elementos de desenho de um tipo são colocados na mesma camada. Por exemplo, linhas auxiliares são colocadas em uma camada separada para facilitar e acelerar sua remoção. Dimensões, objetos de texto, escotilhas etc. podem ser colocados em camadas separadas.
Cada objeto recém-criado contém por padrão o 0 camada, que não pode ser excluída ou renomeada. O desenho deve conter pelo menos uma camada porque qualquer objeto gráfico deve ser colocado em uma camada (é frequentemente dito que um objeto pertence a uma camada).
Não é recomendado criar todos os objetos de desenho no 0 camada. Recomenda-se criar uma nova camada para a organização correta de objetos gráficos.
Quando a primeira dimensão é definida, o Define a camada de utilidade é criada; é aqui que os pontos de controle das dimensões são definidos. A exibição de exibição desses pontos não é alterada com o DDPTYPE comando. O Define a camada nunca é imprimível.
Quando um objeto é criado, suas propriedades são retiradas da camada onde ele é colocado (se Por camada é selecionado).
Se você especificar uma determinada cor, tipo e linha de peso em vez do Camada parâmetro no Cor Linhagem e Peso da Linha listas suspensas no Propriedades painel, esses valores serão aplicados a todos os objetos recém-criados na camada.
Para criar um novo objeto, você não precisa especificar suas propriedades sempre. Você alterna para a camada necessária e cria o objeto.
Distribuir objetos por camadas ajuda a editar as propriedades objects’ separadamente. Ao bloquear camadas separadas, você pode impedir a edição de objetos colocados nessas camadas se não quiser alterações acidentais. As camadas podem ser ligadas/desligadas, visíveis/invisíveis. Cada camada pode ser imprimível ou não imprimível.
Uma camada ativa, selecionada para trabalhar com, é chamada atual. Por padrão, objetos recém-criados são colocados na camada atual.
Alguns parâmetros usados com frequência para gerenciar camadas e suas propriedades são colocados no Propriedades barra de ferramentas:

no Camadas grupo (Casa guia) da Faixa de Opções:

E no Geral seção do Propriedades bar: bar

O Camada lista suspensa permite reatribuir o atual camada, e também ligar/desligar, congelar/descongelar e bloquear/desbloquear uma camada:

Cor, Tipo de linha e Peso da linha listas suspensas são usadas para alterar rapidamente as propriedades de uma camada selecionada:
![]() | ![]() | ![]() |
O Camada
botão no Propriedades a barra de ferramentas abre oCamadas caixa de diálogo onde você pode criar, excluir, renomear e fazer outras operações com camadas.




