A interface é aberta clicando duas vezes na tabela ou selecionando o comando “Editar” no menu de contexto da tabela selecionada.

A caixa de diálogo contém:
- menu principal;
- barra de ferramentas ;
- células separadas com nomes (endereços) de linhas e colunas;
- barra de status com transparência e cursor de escala;
Disposições Gerais
Os nomes (endereços) de linhas e colunas são adotados de forma semelhante ao editor de planilhas do MS Excel. As colunas verticais, da esquerda para a direita, são nomeadas em ordem alfabética em letras do alfabeto inglês (A, B, C, D,…, Z, AA, AB, etc.), enquanto as linhas horizontais são nomeadas em números, em ordem.
Quando você clica com o botão esquerdo do mouse (LMB) no nome de uma linha ou coluna, ela é selecionada.

Para selecionar a tabela inteira, selecione um retângulo na intersecção dos nomes das linhas e colunas.

O atalho “Ctrl + roda de rolagem do mouse” permite alterar a escala da tabela.
O atalho “Ctrl + clique na roda do mouse” define a escala padrão da tabela.


Quando a opção “Classificação de visualização” está habilitada, os botões de classificação aparecem à direita dos títulos das colunas. Essa classificação visa facilitar a inserção de dados no editor de planilhas e não afeta o estado da tabela no desenho.
O botão tem três estados: “Não”, “Ascendente”, “Descendente” .
| Não |
|---|
![]() |
| Ascendente |
![]() |
| Descendente |
![]() |
Recursos de classificação:
- Habilitar a classificação em uma coluna desabilita a classificação em outras colunas.
- As linhas são classificadas inteiras, não apenas a coluna.
- As strings são classificadas dentro de uma seção.
- A fusão de células não é quebrada.
- Após habilitar a classificação de visualizações, a grande maioria dos comandos é bloqueada. Permitidos: sair, editar células individuais e alterar o modo de classificação.
Cor da célula
| – célula contendo expressão; | |
| – célula não editável, por exemplo, em um relatório ; | |
| – célula com erro na expressão; | |
| – célula contendo dados da seção do relatório ; |
Preenchendo células adjacentes com dados
Para agilizar a entrada de dados na tabela, são utilizadas funções de preenchimento automático de dados. O editor de planilhas pode continuar automaticamente uma série de números, combinações de números e texto de acordo com um padrão específico. Você pode preencher rapidamente diferentes tipos de séries de dados selecionando várias células e arrastando a alça de preenchimento.

Preencher células com uma sequência de números ou combinações de números e texto de acordo com um padrão fornecido:
- Selecione a primeira das células preenchidas.

- Insira um valor inicial para um intervalo de valores.

- Insira um valor na próxima célula para definir o padrão de preenchimento.
Por exemplo, se você quiser a sequência 1, 2, 3, 4, 5…, insira os valores 1 e 2 nas duas primeiras células. Se quiser a sequência 2, 4, 6, 8…, insira 2 e 4. Se precisar da sequência 2, 2, 2, 2…, a segunda célula pode ser deixada em branco.À medida que a sequência é concluída, ela continua conforme mostrado na tabela abaixo.Valor inicialContinuação da série1, 2, 3…4, 5, 6 …1º período, 2º período3º período …Produto 1, Produto 2Produto 3 … - Realce a célula ou células que contêm valores iniciais.

- Arraste a alça de preenchimento sobre o intervalo que deseja preencher.
As células serão preenchidas com a sequência especificada de números.
Para preencher em ordem crescente, arraste a alça para baixo ou para a direita. Para preencher em ordem decrescente, arraste a alça para cima ou para a esquerda.




