Gráficos

O desenho deve fornecer o reconhecimento da vista paramétrica 2D do objeto do banco de dados com a máxima legibilidade e conter todas as vistas necessárias para o elemento (incluindo o gráfico para o qual a visualização foi criada).

As expressões “elemento paramétrico único do banco de dados”, “detalhe” e “GOST” (em letras minúsculas para que as letras não sejam confundidas com os padrões) são definidas como equivalentes.

O desenho do(s) detalhe(s) deve(m) ser criado(s) em um único arquivo. O nome do arquivo deve conter todos os números das normas utilizadas para criar o detalhe e, se necessário, a descrição (por exemplo, “GOST 7798-70 Parafusos de Cabeça Hexagonal Grau de Produto A”).

Requisitos gerais

Por padrão, a escala é definida como 1:1. A escala para desenhar um gráfico é selecionada pelo usuário, mas o desenho deve ser legível. Recomenda-se desenhar um detalhe de acordo com os valores da tabela.

Todos os objetos são desenhados no espaço do modelo. As configurações padrão são usadas para criar os elementos.

Camadas

Por padrão, a largura da linha é definida como padrão para todas as camadas e objetos. 

Camadas, usadas para os desenhos:

Nome das camadasParâmetro – tipo de linha do objetoCorObjetos
PRINCIPAL0 ou não especificadoBrancoObjetos que devem ter este tipo de linhaPonto de inserção
AFINAR2VermelhoObjetos que devem ter este tipo de linhaChocar
TRAÇADO4VerdeObjetos que devem ter este tipo de linha
EIXOEspecificado pelo comandoVermelhoObjetos que devem ter este tipo de linha
TRABALHANDOCaixa de seleção “objeto de trabalho”AmareloObjetos que devem ter este tipo de linha
DIMENSÕESNão especificadoAzulDimensões e fórmulas de textoNomes de GOSTs, implementações, visualizações e outros comentários

O parâmetro “Linha central” deve ser definido para objetos gráficos após sua substituição na camada especificada.

Colocação do gráfico

Os detalhes e as implementações individuais de um GOST devem ser separados dos demais GOSTs e implementações no desenho (por zona ou com molduras retangulares). Se houver mais de um GOST ou implementação, o número do GOST ou o nome da implementação devem ser escritos acima do grupo de implementações ou visualizações do GOST.

As vistas devem estar na conexão projetiva no desenho.

Desenho CAD Gráficos 0

Figura 1. Vistas do desenho de posicionamento.

As visualizações que estão fora da conexão projetiva devem ter nomes claros para definir a relação.

Recomenda-se agrupar as vistas com cortes, vistas simplificadas e vistas com dimensões próximas às suas vistas projetivas.

Se uma ou mais visualizações pertencerem a um GOST/implementação, elas devem ter nomes claros para definir a relação (por exemplo: “Visão lateral esquerda (todas as implementações)”, “Frontal (GOST 7798, 7805, 7806)”). O gráfico da visualização de detalhes deve ter um nome.

O detalhe deve ser orientado de forma que a direção do detalhe (vecDirection do script) coincida com o eixo OX (à direita para a vista frontal). 

Dimensões

Para definir a dimensão, leve em consideração:

  1. Reconhecimento correto;
  2. Legibilidade dos desenhos;
  3. Sistema unificado para requisitos de documentação de projeto.

Não é permitido colocar as dimensões dentro da área hachurada (a hachura não pode transbordar os valores das dimensões).

Chocar

A hachura deve ser executada pelo tipo “Definido pelo usuário”, com ângulo de inclinação de 45 graus. A etapa da hachura deve ser especificada parametricamente de acordo com a largura da(s) parte(s) hachurada(s) mais estreita(s):

Por exemplo:

1. Para objetos de parede fina: s/2;

2. Para objetos massivos: s/8;

3. Etapa intermediária: s/4.

Um tipo de hachura pode ser especificado em unidades absolutas divisíveis por 10 (0,1;1;10;100)

Você pode ignorar essas regras se precisar chocar em ambos os lados.

Parâmetros

Usando a ferramenta “Definir parâmetro”, defina o parâmetro para as dimensões. É possível desativar a caixa de seleção “Objeto de trabalho” apenas para a vista dimensional.

Recomenda-se evitar fórmulas de texto nos campos de desenho (colocar os cálculos no script).

Fórmulas de texto podem ser colocadas no desenho, caso seja necessário calcular os parâmetros da visualização da implementação e esteja definido que seu uso não é necessário no script.

O uso de letras não inglesas só é permitido nos nomes

Ao especificar o nome do parâmetro, leve em consideração:

  1. Nomes semelhantes existentes no banco de dados
  2. Nomes de parâmetros no GOST
  3. Nomes de parâmetros significativos, correspondentes à sintaxe da linguagem C.

Se possível, evite expressões aritméticas difíceis definidas nos parâmetros de dimensão (é recomendável usar as variáveis ​​protegidas).

Outros requisitos

Os nomes das visualizações devem ser especificados com texto de 10 mm de altura. As fórmulas de texto devem ter altura de 5 mm. Os nomes das visualizações são colocados acima da visualização, as fórmulas de texto são colocadas abaixo da visualização.

Especifique nomes significativos para os blocos na matriz em inglês (por exemplo, furo, chanfro etc.). O ponto de inserção dos blocos, usado para criar uma matriz axial, deve ser colocado no centro da matriz axial.

É possível adicionar uma imagem do detalhe, copiada do GOST, no campo de desenho, desde que não cause dificuldades de legibilidade e não se sobreponha a outros objetos.