Importar do GIS

Desenho CAD Importação de GIS 0      Faixa de opções: Topoplan – Importar/Exportar > Importação de software CAD do GIS 1 Importar do GIS

Importação de desenho CAD do GIS 2      Menu: Terreno – Importar/Exportar > Desenho CAD Importação do GIS 3 Importar do GIS

Importação de software CAD do GIS 4      Barra de ferramentas: Importar/Exportar > Importação de desenho CAD do GIS 5 Importar do GIS

Desenho CAD Importação do GIS 6   Linha de comando: NG_GEOIMPORT

O comando importa polilinhas e objetos de ponto de arquivos *.SHP e *.MIF.

Após executar o comando, será aberta uma caixa de diálogo na qual você deverá selecionar um modelo de importação existente na lista ou criar um novo.

Importação de software CAD do GIS 7

Cada modelo de importação pode conter um ou mais modelos de classe de objeto aninhados.

Importação de desenho CAD do GIS 8

Primeiro, crie um novo modelo de classe de objeto e, em seguida, especifique o arquivo de saída correspondente. Os nomes dos modelos são exibidos na coluna da esquerda da caixa de diálogo ( Classe de feição ) e os arquivos de saída, na coluna da direita ( Arquivo de origem ).

Para criar um modelo de classe, expanda a coleção de classes, clique no campo vazio do último fluxo na coluna da esquerda e insira o nome de um novo modelo:

Desenho CAD Importação do GIS 9

nota: Um nome não deve conter os seguintes caracteres: \ / : * ? “ ” < > |

O menu de contexto está disponível:

Importação de software CAD do GIS 10

Clique Importação de desenho CAD do GIS 11 no botão à direita do nome de um modelo para editá-lo ou selecione Editar no menu de contexto

Desenho CAD Importação do GIS 12

Um modelo de classe é um conjunto de regras para conversão de dados. Ele determina quais objetos serão importados e define a correspondência entre os parâmetros dos objetos de formato externo e os objetos nanoCAD.

Importação de software CAD do GIS 13

As colunas da tabela podem ser ocultadas usando o menu de contexto chamado pelo clique direito.

Sequência de configuração de um modelo:

1.      Na coluna Objeto/Atributo , selecione um tipo de objeto a ser importado de um arquivo externo.

Importação de desenho CAD do GIS 14

Somente um tipo de objeto deve ser especificado no modelo – se dois ou mais forem especificados, eles não serão levados em consideração.

Especifica o tipo de objetos que devem ser importados para o desenho a partir de um arquivo:

·          Polilinha – exportação de objetos lineares do arquivo externo com conversão para um objeto de polilinha.

·          Ponto – exportação de objetos de ponto do arquivo externo.

2.      Se precisar importar todos os objetos deste tipo e não precisar especificar condições de importação adicionais, clique em OK para fechar a caixa de diálogo. Caso contrário, clique no sinal de “+” à esquerda do tipo de objeto adicionado e especifique os parâmetros aos quais a condição de importação será aplicada.

Desenho CAD Importação do GIS 15

3.      Se o valor deste parâmetro não deve herdar o valor do parâmetro do objeto importado, mas deve simplesmente receber um valor conhecido anteriormente (por exemplo, camada Estradas existente no documento ou cor vermelha ), então na coluna Valor constante você deve selecionar o valor necessário na lista suspensa.

Importação de software CAD do GIS 16

Esta lista apresenta os valores padrão e os valores contidos no documento nanoCAD atual. Para definir um valor não padrão, atribua-o ao objeto do documento atual e selecione-o na lista suspensa.

4.      Se o valor do parâmetro deve herdar o valor do parâmetro do objeto importado, clique na primeira célula da coluna Objeto/atributo externo e selecione Arquivo de digitalização no menu que se abre

Importação de desenho CAD do GIS 17

Na caixa de diálogo que se abre, especifique o arquivo com extensão mif (shp), do qual os dados devem ser importados.

Como resultado, informações sobre todos os tipos de objetos importados e seus parâmetros serão obtidas do arquivo especificado.

Se você tiver um modelo de tipo pronto no formato .xml, em vez de escanear o arquivo geográfico, você pode selecionar Carregar do arquivo e especificar xml.

5.      Na coluna Objeto/atributo externo , selecione na lista suspensa o parâmetro externo, cujo valor deve ser herdado pelo parâmetro interno na coluna Objeto/Atributo .

6.      Você pode usar filtros para restringir a importação de objetos por determinados valores de seus parâmetros. Assim, você pode importar objetos apenas com um determinado valor de parâmetro ou um intervalo de valores, objetos com valores de parâmetro vazios/não vazios. Para operações de importação, restrições são impostas aos parâmetros de objetos externos da coluna “Objeto/atributo externo” .

Para definir um filtro, clique duas vezes em uma célula na coluna Filtro . Isso abrirá uma janela, cujo conteúdo depende do tipo de valor do parâmetro do objeto externo (na coluna Valor externo ).

Um tipo de diálogo para valores numéricos (Inteiro, Real, etc.):

Desenho CAD Importação do GIS 18

Observe valores vazios – somente objetos com um valor de parâmetro ausente (selecionado na coluna Objeto/atributo externo ) serão importados.

Comparar – insira um valor ao qual o operador de comparação da lista suspensa Tarefa será aplicado

Tarefa – um operador lógico. Juntamente com o valor do campo Comparar , define a condição de filtragem (a captura de tela mostra a condição=3).

Inverter – um operador lógico que inverte uma condição dada. Pode ser usado apenas em caso de Busca por valores vazios . Em outros casos, é ignorado.