Menu principal: Construção – Objetos da biblioteca – Marcas e grupos >
Adicionar marcador .
Faixa de opções: Construção – Objetos de biblioteca >
Adicionar marcador .
Barra de ferramentas: “Objetos de biblioteca” >
Adicionar marcador .
Linha de comando: SPCREATEUMARKER .
A ferramenta “Marcador” foi projetada especificamente para criar uma conexão entre um objeto gráfico arbitrário (primitivo) do nanoCAD e uma especificação de planilha. Um marcador universal é um tradutor de dados de objetos de desenho para a tabela do nanoCAD Construction 25 por meio de recursos especiais – atributos do marcador.
Os atributos do marcador podem ser visíveis ou ocultos. Os valores dos atributos visíveis são exibidos no desenho como sequências de texto.
O marcador, como um objeto nanoCAD Construction 25 , pode ser salvo na biblioteca de objetos e usado repetidamente. O marcador também pode ser incluído nos grupos de objetos nanoCAD Construction 25 , permitindo a especificação de todos os grupos funcionais.
Criar marcador
Vamos considerar a criação de um marcador na forma de um líder posicional.
- Defina a escala atual necessária.
- Insira duas linhas de texto no desenho e desenhe uma linha horizontal entre elas.
Esses objetos formarão um modelo de prateleira líder com dois rótulos de texto. Para usar strings de texto como atributos de marcador, o primeiro caractere deve ser “$” . - Chame o comando
“Adicionar marcador” e use uma caixa ou caixa de seleção para selecionar os objetos que compõem o marcador.
- Encaixe o ponto base do marcador.

- A caixa de diálogo “Criação de um marcador” é exibida. A tabela de propriedades listará os atributos inseridos nas caixas de texto de chamada:
A coluna “Nome” contém o nome de trabalho do atributo.A coluna “Descrição” descreve o atributo.Na coluna “Valor”, são inseridos os valores do atributo. Os valores podem ser numéricos ou textuais. Comandos auxiliares estão disponíveis no menu de contexto da coluna “Valor” .
A coluna “Propriedade do atributo” é usada para indicar o tipo do atributo de entrada. Vários rótulos de atributo são fornecidos para indicar seu tipo. O padrão é “Definir como campo simples” .
Tipos de atributos:- Adicionar propriedade do objeto – permite que você defina um valor de atributo associando-o ao valor de atributo de outro objeto no desenho.Importante!Entende-se por objeto um objeto da base de produtos padrão.Após escolher o tipo, é sugerido selecionar o objeto e o atributo do objeto.
Após selecionar um atributo, seu valor cai na coluna “Valor” e na coluna “Propriedade do atributo” o nome do atributo selecionado.
Depois de atribuir um atributo, você pode alterar o tipo de relacionamento com um atributo de objeto:
Comunicação unidirecional: alterar o valor de um atributo de um objeto afeta o valor do marcador.
Comunicação bidirecional: alterar o valor no marcador afeta o atributo do objeto e vice-versa.
Comunicação básica – um atributo de um objeto só pode ser alterado a partir de um marcador. Se o atributo for um valor de tabela em um relacionamento básico, o valor mais próximo da tabela será exibido. O valor inserido será exibido entre colchetes. - Definir como sequência única – permite definir um atributo de contador que aumentará seu valor em 1 para cada marcador inserido subsequentemente. Na coluna “Valor” do atributo de contador visível, você pode especificar uma sequência de caracteres – um prefixo. No desenho, o valor do contador será anexado ao prefixo.


- Definir como campo calculado – permite definir o valor de um atributo usando uma expressão matemática, utilizando referências a outros atributos de marcador, operadores e funções matemáticas . O nome do atributo desejado é usado como referência a outro atributo de marcador.Observação:Atributos computados são definidos e calculados de cima para baixo.Importante!Os cálculos são realizados entre chaves.Função:
Resultado:
- Incremento automático – permite definir um atributo de contador que aumentará seu valor em 1 em comparação com o mesmo atributo do marcador inserido anteriormente. Esse atributo de contador permite a repetição dos mesmos valores para vários marcadores, o que o diferencia de um atributo definido com um valor único.


- Definir como campo simples – define o tipo de atributo padrão como texto simples.
- Adicionar propriedade do objeto – permite que você defina um valor de atributo associando-o ao valor de atributo de outro objeto no desenho.Importante!Entende-se por objeto um objeto da base de produtos padrão.Após escolher o tipo, é sugerido selecionar o objeto e o atributo do objeto.
- Edite o marcador usando os controles do marcador na parte inferior da caixa de diálogo.
Incluir:- “Modo de desenho de marcador”. Ao clicar neste botão, uma lista suspensa de modos de renderização é exibida:
Marcador simples.
Desenhar linha de posição.
Alinhamento linear.
“Tipo de seta” aparece para selecionar o tipo de seta:
Clique neste botão e selecione o tipo de seta de linha de extensão desejada.Os parâmetros de exibição de seta são definidos nas configurações “Configurações – Símbolos – Extensão – Linhas de extensão adicionais” .
“Não plotado”. Quando este botão está habilitado, o marcador é colocado em uma camada especial que não é exibida durante a impressão. Quando este modo é ativado, o ícone no
botão ( ) muda e o marcador é exibido em cinza na tela (de acordo com a cor da camada não impressa).
“Mostrar editor de formulário” – chama o editor de formulário personalizado para criar uma caixa de diálogo para trabalhar com atributos de marcador.Os seguintes comandos estão disponíveis no menu suspenso:“Editar Formulário”. Abra o Editor de Formulários .Adicionar Formulário. Adiciona formulários adicionais, enquanto o marcador pode alterar a aparência do formulário, por condição ou por escolha do usuário. Por padrão, o marcador tem apenas um formulário.
O editor de formulários utiliza a tecnologia padrão de geração de formulários do Windows. O conjunto de ferramentas consiste em três blocos: a área do editor gráfico, a barra de ferramentas com objetos de formulário e a janela de propriedades dos elementos inseridos. Para campos inseridos, o “Nome do Campo” (“Variável”) pode ser selecionado na lista de campos de descrição de marcadores existentes. Nesse caso, o valor padrão do campo é igual ao valor do campo na descrição do marcador.Ao adicionar um segundo formulário, você será solicitado a inserir um nome para o formulário. A variável Tag – mcFormName é adicionada à tabela de propriedades. Essa variável é responsável pelo nome do formulário e pode ser definida em um campo calculado e, por exemplo, definida como “Execution”. Vazio ou “Principal” é considerado o formulário principal.
“Geometria”. Usado para alterar a aparência do marcador genérico e definir o ponto de inserção.Os seguintes comandos estão disponíveis no menu suspenso:Obter nova geometria. O botão é usado para alterar a aparência do marcador universal e definir o ponto de inserção.Exporta gráficos de origem do marcador . Exporta a geometria do marcador para um arquivo.Adicionar Implementação . Adiciona performances adicionais, enquanto o marcador pode mudar sua aparência, por condição ou por escolha do usuário.Ao criar uma nova implementação, você será solicitado a inserir seu nome. Ao adicionar uma implementação, a variável Tag – mcImplementation é adicionada à tabela de propriedades. Essa variável é responsável pelo nome da implementação do marcador atual. Ela pode ser definida como um campo calculado ou vinculada a uma lista em um formulário. Vazio ou “Principal” é considerado a implementação principal.
“Definir tabela de parâmetros”. Abre o editor da tabela de parâmetros do marcador. Ao inserir um marcador e ter uma tabela de valores, é possível atribuir um grupo de valores aos atributos do marcador.
Na lista, selecione os parâmetros cujos valores serão selecionados da tabela. À direita da janela, insira o número necessário de linhas com valores. Feche a caixa de diálogo clicando no botão “OK” .
Salvar alterações no banco de dados. O botão serve para gravar um marcador na biblioteca nanoCAD Construction 25 .
Aplicar alterações a todos os marcadores deste tipo. Aplica alterações a todos os marcadores deste tipo no desenho. Serve para alterar o modelo de marcador para todos os marcadores criados de acordo com este modelo e inseridos no desenho.
- “Modo de desenho de marcador”. Ao clicar neste botão, uma lista suspensa de modos de renderização é exibida:
- Se necessário, adicione qualquer número de atributos ocultos, preenchendo as linhas da tabela em sequência. O atributo é adicionado na linha inferior da tabela, marcado com um símbolo “*”.
- Para uso futuro do marcador, salve-o no banco de dados como um objeto nomeado.
Na caixa de diálogo “Criar elemento” , especifique o caminho para salvar, o nome do objeto e a nota (para obter mais informações sobre como trabalhar com a base do objeto, consulte o Gerenciador de Objetos do nanoCAD Construction 25 ). Após salvar o marcador, uma mensagem será exibida solicitando que você atualize as cópias existentes do marcador no desenho. - O nanoCAD Construction 25 permite a aplicação imediata do marcador criado. A linha de comando solicita a instalação do token gerado. Selecione um ponto de inserção no desenho. Marcadores idênticos podem ser facilmente copiados no futuro. Em outros casos, o marcador é inserido diretamente da base.

Marcador de edição
A edição de um marcador é realizada em uma caixa de diálogo, cujo título corresponde ao nome do marcador. Por exemplo, ao solicitar a edição do marcador “Position_Marker”, cuja criação foi descrita no parágrafo anterior, a caixa de diálogo terá a seguinte aparência:

Comandos adicionais estão localizados na parte inferior da janela:
- “Modo de desenho de marcador”. Ao clicar neste botão, uma lista suspensa de modos de renderização é exibida:
Marcador simples.
Desenhar linha de posição.
Alinhamento linear.
“Tipo de seta” aparece para selecionar o tipo de seta:
Clique neste botão e selecione o tipo de seta de linha de extensão desejada.Os parâmetros de exibição de seta são definidos nas configurações “Configurações – Símbolos – Extensão – Linhas de extensão adicionais” .
“Não plotado”. Quando este botão está habilitado, o marcador é colocado em uma camada especial que não é exibida durante a impressão. Quando este modo é ativado, o ícone no
botão ( ) muda e o marcador é exibido em cinza na tela (de acordo com a cor da camada não impressa).
“Destacar objeto de fonte de informação”. Destaca no desenho o objeto ao qual o marcador está associado (a função está disponível se o modo “Adicionar propriedade do objeto” estiver definido para um ou mais atributos e o objeto correspondente tiver sido especificado ao inserir o marcador).
“Editar propriedades do marcador”. Ativa o modo de edição, no qual você pode alterar a aparência do marcador, adicionar ou remover atributos.
Variáveis do sistema no marcador
mcImplementation – Gerenciamento de execução. Vazio ou “Principal” significa a visualização principal.
mcFormName – Gerenciamento de formulários. Vazio ou “Principal” significa o formulário principal.
mcArrowSize – Controle de tamanho da seta.
mcDefLayer – Controla a camada de localização do marcador. O campo “Valor” contém o nome da camada.
mcShowFormOnInsert – Controla a exibição da caixa de diálogo durante a inserção. Se o valor for 0, a caixa de diálogo não será exibida durante a inserção. O valor pode ser calculado.


Esses objetos formarão um modelo de prateleira líder com dois rótulos de texto. Para usar strings de texto como atributos de marcador, o primeiro caractere deve ser “$” .

A coluna “Nome” contém o nome de trabalho do atributo.A coluna “Descrição” descreve o atributo.Na coluna “Valor”, são inseridos os valores do atributo. Os valores podem ser numéricos ou textuais. Comandos auxiliares estão disponíveis no
A coluna “Propriedade do atributo” é usada para indicar o tipo do atributo de entrada. Vários rótulos de atributo são fornecidos para indicar seu tipo. O padrão é “Definir como campo simples” .
Tipos de atributos:
Após selecionar um atributo, seu valor cai na coluna “Valor” e na coluna “Propriedade do atributo” o nome do atributo selecionado.
Depois de atribuir um atributo, você pode alterar o tipo de relacionamento com um atributo de objeto:

Resultado:
O editor de formulários utiliza a tecnologia padrão de geração de formulários do Windows. O conjunto de ferramentas consiste em três blocos: a área do editor gráfico, a barra de ferramentas com objetos de formulário e a janela de propriedades dos elementos inseridos. Para campos inseridos, o “Nome do Campo” (“Variável”) pode ser selecionado na lista de campos de descrição de marcadores existentes. Nesse caso, o valor padrão do campo é igual ao valor do campo na descrição do marcador.Ao adicionar um segundo formulário, você será solicitado a inserir um nome para o formulário. A variável Tag – mcFormName é adicionada à tabela de propriedades. Essa variável é responsável pelo nome do formulário e pode ser definida em um campo calculado e, por exemplo, definida como “Execution”. Vazio ou “Principal” é considerado o formulário principal.
Na lista, selecione os parâmetros cujos valores serão selecionados da tabela. À direita da janela, insira o número necessário de linhas com valores. Feche a caixa de diálogo clicando no botão “OK” .
Na caixa de diálogo “Criar elemento” , especifique o caminho para salvar, o nome do objeto e a nota (para obter mais informações sobre como trabalhar com a base do objeto, consulte 