Menu principal: Construção – Tabelas e bloco de título >
Assistente para nova borda .
Barra de ferramentas:
Novo assistente de borda ( “Tabelas e bloco de título” ).
Linha de comando: SPFORMATWIZ .

Para alterar o formato existente, selecione-o na lista suspensa de modelos. O campo, localizado no centro do painel, exibirá uma visão geral do formato selecionado.
Para adicionar um novo formato, selecione o parágrafo “Nome do modelo” na lista suspensa (novo).
Clique com o botão esquerdo do mouse no campo central, selecione o desenho criado pelo modelo de formato de pré-layout e confirme a seleção clicando em OK.
Na caixa de diálogo “Criação de formato” será reconhecido o formato da imagem.
Se você criar um novo formato após fechar a caixa de diálogo pressionando OK, será exibida a caixa de diálogo “Criar elemento”, na qual será selecionado o formato e o nome da pasta na biblioteca de peças padrão, que salvará o formato criado:

Por padrão, o caminho é “DB \ Modelo de bordas de desenho”. Se quiser manter o formato em outra pasta, pressione
e selecione a pasta que aparece no seu navegador.
A criação de um formato de modelo é semelhante à criação de modelos de carimbo. Tabelas incorporadas não são suportadas. Os textos, que começam com o caractere “#”, determinam o tipo e a posição do formato do carimbo. Ao inserir o tamanho, o banco de dados carregará o carimbo com o nome especificado no texto (o símbolo “#” será ignorado e o texto “mensagem principal” será substituído pela caixa de carimbo com o nome “Bloco de Título”), se estiver na base. Se o nome começar com “$” e contiver apenas dígitos hexadecimais, ele será interpretado como o UID do carimbo do modelo no banco de dados. As coordenadas, a direção e o alinhamento do texto serão aplicados ao carimbo.
| Observação: | Veja o UID do carimbo inserindo o bloco de título do desenho do gerenciador de banco de dados nanoCAD Construction 25. No prompt de comando exibe o UID do objeto hexadecimal |
Os modelos predefinidos são armazenados nos formatos “BD\Modelo de bordas de desenho”. Recomenda-se que o novo modelo seja armazenado na mesma pasta, mas ao carregar o modelo, toda a base poderá ser visualizada.
O formato personalizado do quadro tem um tamanho fixo — aquele definido no modelo. Há um modo de reconhecimento especial que permite o uso de estruturas escaláveis padrão com seus respectivos carimbos. Para habilitar este modo, selecione na lista da caixa de diálogo principal o padrão pelo qual o quadro será construído. Neste modo, todos os gráficos no modelo são ignorados, exceto o texto e a caixa delimitadora. O quadro pode ter qualquer tamanho — no formato final, ele foi substituído pelo quadro padrão. Todos os textos são considerados carimbos de nome. Existem duas variantes de carimbos de encadernação:
- Se o texto começar com o símbolo “#”, ele será armazenado deslocado do ponto de inserção até o canto mais próximo da caixa delimitadora.
- Se o símbolo “#” não for armazenado, o deslocamento do ponto de inserção do texto até o canto inferior esquerdo da caixa delimitadora.
| Observação: | Os tamanhos padrão têm padrões no banco de dados – seus padrões são incorporados no código do programa. |

