Menu principal: Construção – Utilitários >
Numeração de objetos .
Faixa de opções: Construção – Utilitários >
Numeração de objetos .
Barra de ferramentas:
Numeração de objetos (na barra de ferramentas “Utilitários” ) .
Linha de comando: SPNUMOBJ .
O comando encontra todos os objetos especificados com atributos e os numera de acordo com um algoritmo fornecido.
Procedimento
- Ligue para a equipe. A caixa de diálogo “Numeração de Objetos” será aberta.

- Selecionar objetos. Selecione um objeto usando a seleção rápida. Todos os objetos que possuem atributos de texto editáveis (bloco, objeto de banco de dados, marcador universal, etc.) podem ser selecionados.
Após selecionar um objeto, é formada uma lista de atributos comuns aos objetos selecionados e disponíveis para edição.Comandos adicionais de gerenciamento de lista:
Definir seleção – o comando permite que você especifique objetos no desenho.
Redefinir condições – o comando limpa a lista de condições. - Selecione o atributo no qual o resultado da numeração será registrado.

- Selecione o método de numeração:
– da esquerda para a direita, de cima para baixo. Ao escolher este método, o comando compara as coordenadas dos pontos X e Y, respectivamente, iniciando a numeração dos objetos mais altos e à esquerda para os mais baixos e à direita em relação ao ponto base.
– de baixo para cima, da esquerda para a direita. Ao escolher este método, o comando compara as coordenadas dos pontos X e Y, respectivamente, iniciando a numeração do ponto mais baixo e mais à esquerda de todo o objeto para o mais alto e mais à direita em relação ao ponto base.
– da direita para a esquerda, de cima para baixo. Ao escolher este método, a equipe compara as coordenadas dos pontos X e Y, respectivamente, e começa a numeração do ponto mais alto e à direita de todo o objeto para o mais baixo e à esquerda em relação ao ponto base.
– de baixo para cima, da direita para a esquerda. Ao escolher este método, o comando compara as coordenadas dos pontos X e Y, respectivamente, iniciando a numeração do ponto mais baixo e mais à direita de todo o objeto para o mais alto e mais à esquerda em relação ao ponto base.
– radial no sentido anti-horário. Ao escolher este método, o comando compara as coordenadas dos pontos no sistema de coordenadas polares, a distância do centro (especificada pelo ponto base do usuário) e o ângulo entre a direção zero (direção positiva do eixo X). A numeração é no sentido anti-horário. Ao selecionar este método, a seleção do ponto base fica disponível.
– radial no sentido horário. Ao escolher este método, o comando compara as coordenadas dos pontos no sistema de coordenadas polares, a distância do centro (especificada pelo ponto base do usuário) e o ângulo entre a direção zero (direção positiva do eixo X). A prioridade na comparação é o ângulo. A numeração é no sentido horário. Ao selecionar este método, a seleção do ponto base fica disponível.
– espiral no sentido anti-horário a partir do centro. Ao escolher este método, o comando compara as coordenadas dos pontos no sistema de coordenadas polares, a distância do centro (especificada pelo ponto base do usuário) e o ângulo entre a direção zero (direção positiva do eixo X). A prioridade na comparação é a distância do centro. A numeração é no sentido anti-horário a partir do centro. Ao selecionar este método, a seleção do ponto base fica disponível.
– espiral no sentido horário até o centro. Ao escolher este método, o comando compara as coordenadas dos pontos no sistema de coordenadas polares, a distância do centro (especificada pelo ponto base do usuário) e o ângulo entre a direção zero (direção positiva do eixo X). A prioridade na comparação é a distância do centro. A numeração é no sentido horário até o centro. Ao selecionar este método, a seleção do ponto base fica disponível. - Indique um ponto base, se necessário. O ponto base é indicado inserindo as coordenadas X e Y ou apontando para a tela. Ao marcar a caixa de seleção “Especificar ponto”, o ponto é indicado após pressionar o botão “OK”.

- Personalize a marca. A formação da marca é composta por três partes. O prefixo e o sufixo são especificados no campo editável. E o valor da marca em si é calculado com base no valor inicial inserido pelo usuário e no intervalo entre os valores subsequentes.

- Clique em “OK”.
- Se a caixa de seleção “Especificar ponto” estiver marcada, especifique o ponto base no desenho.
- A numeração será feita.



Após selecionar um objeto, é formada uma lista de atributos comuns aos objetos selecionados e disponíveis para edição.Comandos adicionais de gerenciamento de lista:
